Nordeste



A Região Nordeste é uma das cinco regiões do  Brasil definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) em 1969.Ela possui uma área semelhante à da Mongólia,uma população,relativamente pouco menor que a da Itália e o IDH  próximo ao da Síria.Em comparação as outras regiões brasileiras,tem o terceiro maior território,o segundo maior colégio eleitoral(34.377.377 eleitores nas eleições de 2008) e o pior IDH.
É a maior região brasileira que possui o maior número de estados(nove no total):Alagoas,Bahia,Ceará,Maranhão,Paraíba,Piauí,Pernambuco(incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo),Rio Grande do Norte(incluindo a Reserva Biológica Marinha das Rocas) e Sergipe




Maceió Click aqui

fonte:  wikipedia
Recife  Click Aqui
 :     fonte: wikipedia



Fortaleza Click Aqui 



Fonte: wikipedia






Ficheiro:Natal (Rio Grande do Norte) 00309.JPGClick Aqui
Natal (R.G.N)  fonte: wikipedia



        GEOGRAFIA:


A área do Nordeste brasileiro é de aproximadamente 1 558 196 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea. A região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com 60 km de litoral. A região toda possui 3338 km de praias.


                                     VEGETAÇÃO:



  vegetação nordestina vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, possuem fauna e flora exuberantes, diversas espécies endêmicas e animais ameaçados de extinção.




  • Mata Atlântica: também chamada de Floresta tropical úmida de encosta, a mata atlântica estendia-se originalmente do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul;, em consequência dos desmatamentos, que ocorreram em função, principalmente, da indústria açucareira, hoje só restam cerca de 5% da vegetação original, dispersos em "ilhas". Foi na mata atlântica nordestina que começou o processo de extração do pau-brasil.
        


                                 HIDROGRAFIA:




 Nordeste possui as seguintes bacias hidrográficas: