Norte

 
Localização
Aspectos Gerais
A Região Norte é uma das cinco regiões brasileiras, sendo a mais extensa delas, com uma área de 3.869.637. Formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins. Possui uma área de 3.659.637,9 km², que corresponde a 42,27% do território brasileiro, sendo a maior região brasileira em superfície. http://www.ibge.gov.br/estadosat/


 






Acre

Amazonas

Pará
Fotos Belém do Pará, Brasil - Vista geral do mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará, Brasl

Rondônia

Roraima

Tocantins


Relevo e Hidrografia
O relevo é constituído basicamente por terras baixas, com partes mais elevadas nas regiões norte e sul. O que se convencionou chamar de Planície Amazônica nada mais é do que um conjunto de baixos planaltos. A planície propriamente dita esta restrita as regiões marginais aos rios, onde correm à sedimentação de detritos deixados após as grandes cheias. Essas regiões são denominadas várzeas.



É na região norte que se encontra a maior bacia hidrográfica das Américas e o maior rio do mundo, o rio Amazonas. Outro rio importante da região é o rio Tocantins que abriga a maior usina hidrelétrica da região norte, a Usina de Tucuruí.










Clima
O clima predominante é o equatorial quente e unido o ano todo. Na maior parte da região não há uma estação fria definida apenas ondas de frio que ocorrem geralmente em julho e tem duração de poucos dias. Essa situação é ocasionada pela penetração da massa de ar atlântico e é conhecida como “friagem”.
 











Vegetação
A vegetação predominante que reflete as condições do clima é a floresta equatorial com a amata de igapó, a mata de várzea e a mata de terra firme.









Aspectos Econômicos
A economia da região Norte baseia-se no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeiras e castanha-do-pará; no extrativismo mineral de ouro, diamantes, cassiterita e estanho; e na exploração de minérios em grande escala, principalmente o ferro na serra dos Carajás, estado do Pará, e o manganês na serra do Navio, estado do Amapá.





Duas ferrovias viabilizam o escoamento dos minérios extraídos da região: a Estrada de Ferro Carajás, que vai de Marabá, estado do Pará, a São Luiz, capital do estado do Maranhão (região Nordeste), que leva o ferro para os portos de Itaqui e Ponta da Madeira; e a estrada de Ferro do Amapá, que transporta o manganês extraído na serra do Navio até o porto de Santana, em Macapá, capital do estado do Amapá.




O Governo Federal oferece incentivos fiscais para a instalação de indústrias no estado do Amazonas, especialmente montadoras de produtos eletrônicos. Esse processo é administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus.www.suframa.gov.br/







Aspectos Humanos
Apesar de ser a maior região em termos superficiais, é a segunda menos populosa do Brasil, com 15 milhões de habitantes, à frente apenas da região Centro-Oeste. Isso faz com que sua densidade demográfica, 4,77 hab./km², seja a menor entre as regiões do país. O povo do Norte é descendente de índios, portugueses, além dos migrantes oriundos de outras regiões brasileiras, como do Sudeste e do Sul. A população da região Norte segundo a cor/raça está dividida em pardos (69,2%), brancos (23,9%), negros (6,2%) e índios e amarelos (0,7%).www.funai.gov.br/

Turismo
Por ser uma região pouco habitada e de ocupação mais tardia, o ecossistema regional encontra-se preservado, o que propicia as atividades de ecoturismo. Em Parintins, o Festival Folclórico do "Boi-Bumbá", no mês de junho, desperta a paixão em cores distintas dos grupos de "Caprichoso" e "Garantido".www.parintins.com/





Folclore e Cultura
Com folclore próprio, as grandes atrações são o Festival Folclórico do Boi-Bumbá de Parintins/AM, o Círio de Nazaré, em Belém/PA, o Çairé (com Ç mesmo), em Santarém/PA e as danças típicas, Marujada, Carimbó e Cirandas.
Fontes bibliográficas 
VESENTINI, José Willian, Geografia Crítica, 3º ed., Ática. 2006
MAGALHÃES, Cláudia, Geografia Perspectiva, Vol. 2, 1º ed., Editora do Brasil, 2009
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento.  Campinas: Papirus, 1998.
AB'SÁBER, Aziz Nacib. Formas do relevo: trabalhos práticos.  São Paulo : Edart, 1975.  (Projeto brasileiro para o ensino de Geografia).

Sites Consultados